Graduações Adultos
Essas são as graduações de adultos, compostas pelo curso primário, curso secundário e curso superior. Essas graduações são a partir dos 16 anos. No ano em que um aluno ou aluna juvenil completa 16 anos, passa para essas graduações, podendo optar pela segunda graduação (amarela) ou pela terceira (laranja), dependendo do seu nível. As graduações de adulto já estão completamente tingidas.
Há 4 cordas que simbolizam momentos importantes dentro da vida do Capoeirista, que são as únicas “bicolores” por representarem essa “mudança”:
Aluno Avançado, última de aluno, a partir daqui será um graduado.
Estagiário, é um período de adaptação para capoeiristas que vêm de outra escola. O tempo mínimo de permanência nessa graduação é de 1 ano, sem limite máximo, e a corda mínima à qual se pode ascender após o estágio é a de Graduado.
Monitor, a partir dessa graduação já pode ministrar aulas de forma autônoma.
Contra-Mestre, é a graduação de preparação para chegar à de Mestre, simbolizando todo o caminho percorrido e a preparação para a responsabilidade da corda de Mestre.
O curso primário é composto pelas 6 cordas de aluno (corda crua, amarela, laranja, verde claro, azul claro e azul claro-cinza, sendo esta última a de Aluno Avançado).
Neste curso, será avaliado, por um lado, o jogo, o desempenho nas rodas, o conhecimento dos diferentes rituais (compra de jogo etc.) e, por outro lado, será avaliado o nível musical (tocar, cantar, palmas etc.). Este último nível é representado por uma faixa da cor correspondente ao nível, em uma das extremidades da corda, de modo que, em algumas ocasiões, veremos alunos com uma cor de corda “principal” (representando seu nível de jogo) diferente da cor da faixa na extremidade da corda (representando seu nível musical). A graduação de Aluno Avançado é uma corda intermediária não obrigatória. É uma graduação concebida para alunos que estejam há pelo menos 2 anos na última graduação de aluno (azul claro), desde que tenham treinado regularmente, mas ainda não cumpram os requisitos para passar à graduação de Aluno Graduado, reconhecendo assim o trabalho e evolução dentro da Capoeira. Nessa graduação, permanecerão até cumprirem os requisitos para se graduar.
Para acessar as cordas do curso secundário ou curso superior (Estagiário, Graduado, Monitor, Instrutor), o capoeirista deverá cumprir uma série de requisitos (descritos no código interno que rege nossa escola), sendo o primeiro deles que o aluno ou aluna tenha, no mínimo, 18 anos.
O curso secundário abrange a primeira fase de “graduados” (Estagiário, Aluno Graduado, Monitor e Instrutor). A corda de Estagiário é uma corda de adaptação para capoeiristas que vêm de outro grupo ou escola, já sendo docente ou graduado, e que desejam pertencer à Escola de Capoeira Faca de Ticum. O período mínimo é de um ano, mas poderá ser prolongado até que o capoeirista se adapte à escola, conheça sua metodologia e rituais. Então será avaliado seu nível e entregue a corda do curso secundário ou superior que ele mereça.
O curso superior é composto pelas graduações de professores (Formado, Professor, ContraMestre e corda Vermelha). A última graduação é a corda Vermelha - Mestre, mas na Escola de Capoeira Faca de Ticum entendemos que apenas alcançar essa graduação não o “torna” Mestre na capoeira; é a comunidade capoeirística que reconhecerá como Mestre o capoeirista formado com a corda Vermelha.
Graduações Juvenis
Essas são as graduações juvenis, que vão dos 12 aos 16 anos e terão apenas metade da corda pintada, sendo a outra metade sempre crua, para distingui-las das cordas de adulto.
Quando um aluno ou aluna infantil completa 12 anos, passa para as graduações juvenis. Serão considerados os anos em que praticou como infantil, assim como seu nível capoeirístico, e começará pela segunda corda (crua - amarela), já que a primeira (crua) é a de aluno batizado. Dependendo do seu nível e conhecimento, poderá optar como máximo pela corda crua-azul claro.
Graguações Infantis
Essas são as graduações infantis, que vão dos 3 aos 12 anos. As graduações infantis são tingidas das pontas até a metade de cada parte da corda.
Cordas - Animais
Nas graduações infantis, cada corda está ligada a um animal que a simboliza. Para passar para a próxima corda, cada aluno deverá fazer um trabalho falando sobre o animal que simboliza sua próxima corda, para poder optar pela mudança de graduação.
Dessa forma, reforçamos a metodologia da escola referente ao envolvimento dos alunos e aumentamos a parte divertida que os alunos infantis percebem sobre a Capoeira, ao mesmo tempo em que ensinamos novos animais aos nossos pequenos.